08/02/2019

Por que meus resultados do UOL ads são diferentes do Analytics?

Ao verificar seus dados nos Relatórios de web analytics e de UOL ads, você percebeu que existem diferenças nos números? Neste post explicaremos como funcionam as métricas de cada um.  


Em uma plataforma de web analytics são medidas as interações da pessoa com o site: visitas, sessões, page views, etc. Já a plataforma de mídia mede as interações com o anúncio: cliques, impressões, conversões, etc. 

Em UOL ads todos os dados medidos são em relação ao seu anúncio, não a sua landing page. Portanto, a melhor forma de acompanhar os resultados do desempenho de suas campanhas é com a inclusão do pixel e através dos relatórios da plataforma. 

A diferença mais recorrente é a comparação entre Cliques e Sessões. Ambas são métricas distintas, pois medem dados diferentes. Ao clicar no seu anúncio, a pessoa pode sair e entrar no seu site, navegar por ele e a sessão será única, ou seja, esse número será sempre diferente do que se encontra no UOL ads quando se compara aos cliques.

Outros motivos que podem causar essas diferenças são: 

  • A pessoa ter retornado ao site por meio de link salvo nos favoritos; 
  • Sua landing page (página de destino) pode não estar tagueada corretamente com o Analytics;
  • O conteúdo e navegabilidade do site;
  • Carregamento lento.

Vamos entender o que significam alguns termos:

Termos de Analytics:

Sessões: São várias ações (navegação em páginas diferentes, transações de comércio eletrônico, interações sociais, etc) que as pessoas executam dentro do seu site em um período determinado (o tempo padrão é 30 minutos mas pode ser alterado). Caso tenha ficado inativo nesse tempo, o próximo carregamento da página contará como uma nova sessão; 

Visitas:  São a quantidade de vezes que a pessoa entra em sua página, independente do período;

Page View: Visualizações da página. 

Termos de UOL ads

Cliques: A quantidade de vezes que a pessoa clicou no seu anúncio;

Impressões: A quantidade de vezes que seu anúncio foi visto em alguma página;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *