05/11/2020

Gerenciador de Tags: Como funciona e como instalá-lo.

Você sabe o que é um Gerenciador de Tags? Utiliza algum em seu site? Neste post te explicaremos como funciona e o porquê de utilizar esse tipo de ferramenta para o gerenciamento da inclusão ou remoção de tags de forma simples, segura e fácil.  

Gerenciador de Tag é um sistema para facilitar a utilização de códigos em um site. Com ele, é possível inserir uma única tag, que permitirá a utilização de diversos serviços, centralizando a gestão desses códigos em um único lugar. Com o gerenciador, é possível ganhar mais autonomia, sem precisar demandar solicitações para desenvolvedores ou profissionais de T.I, diminuindo custos e tempos para essas implementações.  

Agora, como utilizar?  

O primeiro passo é ter um Gerencidor de Tags instalado em site. Aqui, como exemplo, utilizaremos o Google Tag Manager. Com isso pronto você vai concluir o passo a passo a seguir: 

1. Crie um acionador de tags. Ele é o seu “gatilho” que vai disparar a tag com o script. Neste caso, vamos criar um acionador para preenchimento de formulário, mas pode ser um de PageView, por exemplo. Na página inicial clique em “Acionadores”. 

2. Em seguida, clique em “Novo” 

3. Adicione um nome ao seu acionador. 

4. Clique em “Configuração do acionador” 

5. Você verá que aparecerão vários tipo de acionador pré-definidos. Neste caso, vamos usar “Envio de formulário”. 

6. Vamos supor que você queira contabilizar as conversões do formulário de uma página em específico. Então selecione o campo “Alguns formulários”. Em seguida selecione “Page URL”, insira a URL desejada e clique em “Salvar” no canto superior direito. Lembre-se que a URL deve ser a mesma selecionada na plataforma UOL ads. Assim, seu acionador estará pronto. 

7. Agora é hora de criar a sua tag, é nela onde você vai inserir o script que o UOL adsdisponibiliza para você. Clique em Tags, no menu lateral esquerdo. 

8. Clique em “Nova” no canto superior direito

9. Adicione um nome no canto superior esquerdo e, logo após, clique em “Configuração da Tag”  

10. Você pode ver que há vários tipos de tag. Neste caso, vamos utilizar o “HTML personalizado”  

11. No campo “HTML” adicione o script oferecido por UOL ads no campo de pixel de conversão, como no exemplo a seguir: 

12. Logo abaixo, você verá o campo “Acionamento”. Aqui vamos utilizar o acionador que criamos nos passos anteriores. Clique nele e selecione-o. 

13. Após isso, clique em “Salvar” no canto superior direito e em seguida “Enviar”, novamente no canto superior direito.  

Após isto, estará pronta sua tag de conversão em UOL ads. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *